A Arte Cubista acabou com os padrões
estéticos que procuravam a perfeição das formas na busca da imagem realista da
natureza. É uma nova forma de expressão, onde um único objecto pode ser visto
por diferentes ângulos ao mesmo tempo.
O marco inicial do Cubismo ocorreu
em Paris, em 1907, com a tela Les Demoiselles d'Avignon, uma pintura de Pablo
Picasso.
Este é um dos melhores artistas
espanhol que pertenceu a este movimento onde retratou a nudez feminina de uma
forma diferente e incomum, onde as formas reais, naturalmente arredondadas,
deram espaço a figuras geométricas perfeitamente trabalhadas como cubos,
pirâmides, cones, esferas
e cilindros.
Alguns pintores cubistas:
Paul Cézanne;
Pablo Picasso;
Georges Braque;
Juan Gris;
Umberto Boccioni;
Paul Cézanne;
Pablo Picasso;
Georges Braque;
Juan Gris;
Umberto Boccioni;
O Cubismo está também ligado ao surgimento
dos videojogos, pois estes começaram com formas bastante simples e estruturas
pouco elaboradas, mas já com algumas cores mais vivas e objetos mais percetíveis.
O movimento do videojogo
inicializou-se com a criação de jogos de pixéis, estes com muita influência no
cubismo.
Um Píxel é
geralmente considerado como o menor componente de uma imagem digital, ao qual é
possível atribuir-se uma cor.
Num monitor
colorido cada Pixel é composto por um conjunto de 3 pontos: verde, vermelho e
azul. Nos melhores monitores cada um destes pontos é capaz de exibir 256
tonalidades diferentes (o equivalente a 8 bits) e combinando tonalidades dos
três pontos é então possível exibir pouco mais de 16.7 milhões de cores
diferentes.
Temos alguns exemplos desse tipo de
jogos, mais antigos como é óbvio, mas divertidos, como por ex:
Super Mario, Prince of Pérsia,
Pokémon, entre outros.
Sem comentários:
Enviar um comentário