domingo, 3 de junho de 2012

O Cubismo e o Pixel


A Arte Cubista acabou com os padrões estéticos que procuravam a perfeição das formas na busca da imagem realista da natureza. É uma nova forma de expressão, onde um único objecto pode ser visto por diferentes ângulos ao mesmo tempo.
O marco inicial do Cubismo ocorreu em Paris, em 1907, com a tela Les Demoiselles d'Avignon, uma pintura de Pablo Picasso. 

Este é um dos melhores artistas espanhol que pertenceu a este movimento onde retratou a nudez feminina de uma forma diferente e incomum, onde as formas reais, naturalmente arredondadas, deram espaço a figuras geométricas perfeitamente trabalhadas como cubos, pirâmides, cones, esferas e cilindros.

 
Alguns pintores cubistas:
Paul Cézanne;
Pablo Picasso;
Georges Braque;
Juan Gris;
Umberto Boccioni;


O Cubismo está também ligado ao surgimento dos videojogos, pois estes começaram com formas bastante simples e estruturas pouco elaboradas, mas já com algumas cores mais vivas e objetos mais percetíveis.
O movimento do videojogo inicializou-se com a criação de jogos de pixéis, estes com muita influência no cubismo. 

Um Píxel é geralmente considerado como o menor componente de uma imagem digital, ao qual é possível atribuir-se uma cor.
Num monitor colorido cada Pixel é composto por um conjunto de 3 pontos: verde, vermelho e azul. Nos melhores monitores cada um destes pontos é capaz de exibir 256 tonalidades diferentes (o equivalente a 8 bits) e combinando tonalidades dos três pontos é então possível exibir pouco mais de 16.7 milhões de cores diferentes.


Temos alguns exemplos desse tipo de jogos, mais antigos como é óbvio, mas divertidos, como por ex:
Super Mario, Prince of Pérsia, Pokémon, entre outros.


Sem comentários:

Enviar um comentário