A
animação é
a
exibição
rápida
de uma
sequência
de imagens
2-D ou 3-D imagens e posições modelo para criar uma ilusão de
movimento.
O
efeito é
uma ilusão óptica de movimento devido ao fenómeno da persistência da visão, e pode ser criado e demonstrado em várias maneiras.
O
método mais comum de apresentar animação é como filme ou programa de vídeo, embora existam outros métodos.
O 2D foi largamente utilizado nos
jogos dos anos 60, 70, 80 e 90 principalmente pela sua simplicidade. É o nome
dado a objetos e entidades com duas dimensões, constituídos apenas por largura e comprimento(bidimensionais).
Figuras de animação 2D podem ser criadas e editadas no computador
utilizando
gráficos
bitmap
e gráficos
vetoriais. A Animação 2D pode ser produzida de duas
formas diferentes: através de uma time-line e de frames (stop-motion) ou através
de linguagens de programação e códigos/instruções (que o computador reconhece).
Inclui
a criação de jogos, desenhos animados, filmes e outras pequenas animações. Existem
vários softwares onde podem ser produzidas este tipo de animações, normalmente
são criadas ou editadas imagens/personagens em programas como o Photoshop ou
Illustrator para depois serem trabalhadas no Adobe Flash, o programa mais utilizado por todos os profissionais
na área a nível mundial.
Este
software pode ser trabalhado em frames (ActionScript) 2.0 ou em código
(ActionScript 3.0). Outros softwares utilizados são por exemplo: NetBeans, Adobe
Flash Builder, Adobe Dame, Adobe Affter Effects, entre outros
A maioria
dos filmes infantis da Disney também eram feitos em 2D e isto só mudou com a
chegada de Toy Story o primeiro filme em 3D.
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