domingo, 3 de junho de 2012

Animação 2D


A animação é a exibição rápida de uma sequência de imagens 2-D ou 3-D imagens e posições modelo para criar uma ilusão de movimento. O efeito é uma ilusão óptica de movimento devido ao fenómeno da persistência da visão, e pode ser criado e demonstrado em várias maneiras.
O método mais comum de apresentar animação é como filme ou programa de vídeo, embora existam outros métodos.

  
O 2D foi largamente utilizado nos jogos dos anos 60, 70, 80 e 90 principalmente pela sua simplicidade. É o nome dado a objetos e entidades com duas dimensões, constituídos apenas por largura e comprimento(bidimensionais).

Figuras de animação 2D podem ser criadas e editadas no computador utilizando gráficos bitmap e gráficos vetoriais. A Animação 2D pode ser produzida de duas formas diferentes: através de uma time-line e de frames (stop-motion) ou através de linguagens de programação e códigos/instruções (que o computador reconhece).


 Inclui a criação de jogos, desenhos animados, filmes e outras pequenas animações. Existem vários softwares onde podem ser produzidas este tipo de animações, normalmente são criadas ou editadas imagens/personagens em programas como o Photoshop ou Illustrator para depois serem trabalhadas no Adobe Flash, o programa mais utilizado por todos os profissionais na área a nível mundial.
 
Este software pode ser trabalhado em frames (ActionScript) 2.0 ou em código (ActionScript 3.0). Outros softwares utilizados são por exemplo: NetBeans, Adobe Flash Builder, Adobe Dame, Adobe Affter Effects, entre outros


A maioria dos filmes infantis da Disney também eram feitos em 2D e isto só mudou com a chegada de Toy Story o primeiro filme em 3D.


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