domingo, 3 de junho de 2012

Casas Ecológicas e Sustentáveis

As casa ecológicas têm de ter em conta a orientação da construção do terreno e da natureza que as rodeiam, e devem ser criadas para serem auto-suficientes. Em Portugal já começa a haver pessoas interessadas neste tipo de construções ecológicas.

Quando se sonha com a casa ideal pensa-se num lugar belo e agradável, luminoso, quente no Inverno e fresco no Verão, com ar puro, de fácil manutenção, respeitosa com o meio ambiente e que seja capaz de produzir a energia que consome.

A casa deve ser construída com materiais não tóxicos e naturais, sendo os mais importantes a madeira, a pedra e a argila. Uma vivenda confortável e bela é aquela que permite ao ser humano viver em harmonia com o meio ambiente.
As casas bioclimáticas são aquelas que reúnem ótimas condições de habitabilidade com o mínimo consumo energético.

Uma habitação que é inteligentemente concebida, saudável e regulada de forma auto-suficiente, onde a energia é proveniente de fontes naturais. As águas da chuva filtram-se e armazenam-se para serem reutilizadas, tendo sempre como princípio não haver desperdícios.
Algumas casa para aproveitar e poupar mais energia ainda têm painéis solares para aproveitar a energia do sol para produzir a sua própria energia.


O Multi-Touch


O Multi-touch é uma tecnologia onde o homem interage com o computador. Consiste num ecrã tátil que reconhece múltiplos contatos, possibilitando uma manipulação natural do sistema através das mãos do utilizador, mas propriamente dos dedos. Esta tecnologia permite ainda que uma aplicação seja utilizada por vários utilizadores, em simultâneo.


O conceito é implementado de diferentes formas, dependendo do fabricante e das características do software. Quando um dedo ou outro objeto sólido toca na superfície do ecrã, causa a dispersão da luz e a reflexão é capturada por sensores que enviam a informação para um software que determinará a resposta ao estímulo.


O ecrã é composto por um painel de vidro com uma câmera atrás. E quando pressionado o vidro, a câmera deteta a ação, permitindo registrar a entrada de dados. O sistema também possuí uma forma rudimentar de tela sensível a pressão, quanto mais pressão for exercida maior é a área do toque.


No mercado, o primeiro produto produzido em série com a tecnologia multi-touch foi o controlador MIDI que é um aparelho de música touch. Mais tarde houve uma grande exposição em 2007, quando a Apple lançou o primeiro telefone móvel multi-touch, o iPhone, seguida da Microsoft com a plataforma Microsoft Surface.



Existe também a multi-touch reactable table que é uma mesa touch utilizada para criar e passar música eletrónica.


Graffiti 3D e Julian Beever


Arte criada a partir de meados da década de 90. Consiste na criação de desenhos com latas de spray ou em trompe-l'oeil, praticada em espaço públicos sobre superfícies e pavimentos.
 
Usa uma técnica de projeção chamada anamorfose para criar a ilusão de três dimensões quando visto do ângulo correto. Muitas vezes, é possível posicionar uma pessoa dentro da imagem como se esta estivesse a interagir com a cena.

 
Normalmente estes artistas trabalham a ilusão de uma forma cómica mas ao mesmo tempo realista, criando esplêndidas obras de arte e interação com o público.




Um dos criadores desta arte foi Julian Beever.
Além desta arte a três dimensões, Beever também pinta murais com tintas acrílicas e réplicas das obras de mestres e pinturas a óleo, e cria colagens. Entre seus outros trabalhos são desenhos, geralmente com temas em torno da música.



Beever trabalha internacionalmente como artista freelancer e cria murais para empresas.
Em 2010, lançou um livro Beever Artist Chalk Pavement, que inclui fotografias de muitos de seus trabalhos de todo o mundo.

Animação 2D


A animação é a exibição rápida de uma sequência de imagens 2-D ou 3-D imagens e posições modelo para criar uma ilusão de movimento. O efeito é uma ilusão óptica de movimento devido ao fenómeno da persistência da visão, e pode ser criado e demonstrado em várias maneiras.
O método mais comum de apresentar animação é como filme ou programa de vídeo, embora existam outros métodos.

  
O 2D foi largamente utilizado nos jogos dos anos 60, 70, 80 e 90 principalmente pela sua simplicidade. É o nome dado a objetos e entidades com duas dimensões, constituídos apenas por largura e comprimento(bidimensionais).

Figuras de animação 2D podem ser criadas e editadas no computador utilizando gráficos bitmap e gráficos vetoriais. A Animação 2D pode ser produzida de duas formas diferentes: através de uma time-line e de frames (stop-motion) ou através de linguagens de programação e códigos/instruções (que o computador reconhece).


 Inclui a criação de jogos, desenhos animados, filmes e outras pequenas animações. Existem vários softwares onde podem ser produzidas este tipo de animações, normalmente são criadas ou editadas imagens/personagens em programas como o Photoshop ou Illustrator para depois serem trabalhadas no Adobe Flash, o programa mais utilizado por todos os profissionais na área a nível mundial.
 
Este software pode ser trabalhado em frames (ActionScript) 2.0 ou em código (ActionScript 3.0). Outros softwares utilizados são por exemplo: NetBeans, Adobe Flash Builder, Adobe Dame, Adobe Affter Effects, entre outros


A maioria dos filmes infantis da Disney também eram feitos em 2D e isto só mudou com a chegada de Toy Story o primeiro filme em 3D.